A Nova Revista do Fantástico

Desvendando o projecto...

19-06-2009 20:39

Desvendando um pouco o conteúdo da Dagon, um dos artigos, escritos por mim, debruçar-se-á sobre o tema da ficção pós apocalíptica e tentará dar respostas a algumas questões sobre o género, bem como ser um espaço de reflexão  sobre a própria essência humana e o seu futuro… Aqui ficam algumas imagens espectaculares de alguns autores americanos, que se inspiraram num futuro apocalíptico, onde as nossas cidades subsistem, ainda que decadentes:400px-Post_apocalypse_art

91187

FalloutCarrier

postapocalyptic-ruins

 

O cinema não deixará de marcar presença: um dos filmes que merece destaque é  “The Hunt for Gollum”; Também a obra de Miyakazi será alvo de reflexão, com críticas a alguns dos seus filmes mais importantes, como “Howls Moving Castle”, “Spirited Away” e muitos outros;

poster4

 

Chegamos à poesia: Edgar Allen Poe, Carla Ribeiro e um pequeno poema da minha autoria, que podem ler aqui:

Os espelhos de mil cores já não me definem…a água cristalina já não me reflecte! Não apresenta a imagem do “eu”, aquela que eu imaginava ter mas que não tenho; ilusão criada, de mim para mim, com o cheiro fresco do puro e intocável ser que não é, ou que por razões milenárias desconhecidas, adormecidas, embebecidas no isto e aquilo que se apresenta como a forma do ser, desconjugado de realidade, efervescente de felicidade, borbulhante de brumas longínquas se viu afastado de permanecer…
O vento já nada me sussurra, passa e bate, violento de raiva, angústias gritadas na roda do tempo!
O gelo derrete a cada passo desconjugado, de tanto alinhado, pensado aqui e agora, ontem e no outro dia, de momento em momento, do tempo ao vento, do tormento ao tempo, das tulipas mortas, enterradas e depostas no ser único do agora…carpe diem…NÃO! Recuso-me, já não me me mostras, já não me reflectes…
Só a lama me reflecte! O cheiro a podridão de memórias vividas e absorvidas , mantidas escondidas para não serem minhas, para serem de outro eu, aquele que não existe, o grande fantasma de mim…memórias esquecidas
Morri nos teus olhos quando a tua cara se transformou, o sorriso apagado tudo em mim mudou…De novo os espelhos… SIM…EU aceito, que sois vós que me reflectes; espelhos negros que me definem, me abraçam e consolam nesse esplendor de cheiro fétido, e eu morro a cada momento nesses braços aveludados de brumas negras desgastadas.. aperta-me com mais força, por favor, eu te peço…eu te peço: aperta os meus medos e sonhos, repele esses segredos medonhos!
Mas até vós, ó bruma celestial, até vós me deixais e o meu coração despedaçais!
E eu fico com frio e por mim espero, neste pesadelo austero!
800px-Diego_Iaconfcic_-_Black_Riders

O desenho e as outras artes estarão representados com a mestria a que o João Paulo aka Gendo já nos habituou… Quanto à musica podem esperar, entre outras coisas, um pequeno ensaio sobre as influências do universo fantástico na música e vice-versa, deambulando da música clássica ao metal sinfónico!

Dragon_Mage_by_kerembeyit

Eis que chegamos, por fim, à Literatura; Começamos com uma entrevista a Ian R. Macleoud, vencedor do prémio Arthur C. Clarke deste ano; Também Pedro Ventura, Jorge Candeias e Luis Filipe Silva darão as suas respostas, bastante importantes no âmbito do universo editorial português… Os contos  farão as delícias dos leitores, passando da Ficção Ciéntifica à Fantasia Épica, ao terror e muito mais…Diversidade e qualidade não faltarão!

Não revelarei mais…pois a Dagon não tardará e estar nas vossas mãos!